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Superando a Frustação

Objetivo

O projeto “Superando a Frustação” tem como proposta despertar e promover o autoconhecimento e a capacidade das crianças lidarem com seus medos e frustrações.

Público-alvo

Crianças preferencialmente alunos de escolas públicas, com baixo rendimento escolar e falta de concentração em sala de aula.

Metodologia

A turma do Padre Dudu é um grupo teatral de formas animadas, em que bonecos ganham existência por meio do movimento das mãos dos atores que os manipulam (Larinha, Pedrinho e Dom), mediados pelo narrador e estimulador (Padre Eduardo) das histórias, que de forma lúdica, transcendem a realidade, metamorfoseando o real, trazendo temas importantes à formação de valores, trabalhando a magia e a subjetividade. Esta cia teatral tem um alto potencial artístico porque consegue envolver a arte de manipulação de bonecos juntamente com outros personagens humanos, além de um cenário que envolve a tecnologia audiovisual que permite tanto a contextualização do enredo teatral quanto a utilização de recursos animados para as músicas e danças fomentando envolvimento do público infantil durante todo a trama encenada. Urge nos tempos modernos o resgate da arte como processo integrador e transformador do ser humano. Pensando nas condições de fragilidade socioemocional oriundas do contexto pós pandêmico e na pouca oferta de arte e cultura para o público infantil, a encenação de temas que retratam conflitos socioemocionais favorece a identificação e reflexão do tema por parte do público infanto juvenil favorecendo condições de gerenciar e solucionar conflitos relacionados a si e aos outros ajudando também a evitar a insegurança emocional. O quadro social de ausências ou de falsas presenças somadas à exposição a diversos tipos de violência aumentam o risco de exposição do público infantil às drogas, automutilação e em casos mais graves até mesmo o suicídio. O uso de recursos artísticos, lúdicos e pedagógicos garantem e estimulam trabalhar temas complexos de forma acessível ao universo infantil. A falta de oferta ou acesso aos bens culturais públicos e de qualidade deixam o público infanto juvenil mais fragilizado e desamparado.
Atores que compõem a peça: Eduardo Augusto Zanom - Padre Leonardo dos Santos Cassoli - Léo Wallace Fabiano Cassoli - Pedrinho Simone Miamura Donati Gomes - Larinha Lourenco Correa Bizerra - Dom Carol Macedo - Bíblia

Monitoramento e Avaliação:

O monitoramento e avaliação do projeto será realizado pela equipe pedagógica que observará as metas qualitativas e quantitativas alcançadas, e se as atividades desenvolvidas estão atendendo as expectativas dos beneficiários/as, e será feito por meio de relatórios, filmagens ou registros fotográficos, listas de presença.

Resultados esperados

O projeto visa alcançar alunos de escolas públicas e conveniadas, de diversos municípios do Tocantins, gerando autoconhecimento, prevenção ao bullying, a automutilação e ao suicídio.
• 100% das apresentações teatrais realizadas;
• Melhorar o senso crítico e atenção das crianças.
• Elevar a autoestima e melhorar o rendimento escolar publico infantil.

Período de Execução

Início: 23/08/2023

Término: 31/12/2023

Local

Palmas, Gurupi. Araguaína. Gurupi e Guaraí.

Instituição

Ação Social Arquidiocesana de Palmas

Parceiros

Secretaria da Cultural - Governo do Tocantins

Fundação Cultural de Palmas - Prefeitura de Palmas

Downloads:

Recursos oriundos de emenda parlamentar municipal e estadual.

Emenda Municipal:
Emenda Estadual:

Palácio da Cultura Cora Coralina

Paraíso-TO - (29-08-2023)

Colégio Santa Cruz

Araguaína-TO – (19-09-2023)

ETI Carolina Campelo

Palmas-TO – (19-10-2023)

ETI Eurídice de Melo

Palmas-TO – (24-10-2023)

ETI Almirante Tamandaré

Palmas-TO – (10-11-2023)

Centro Cultural Mauro Cunha

Gurupi-TO – (30-11-2023)

Auditório do IESCFAG

Guaraí-TO – (20-09-2023)

ETI Prof. Fidêncio Bogo

Palmas-TO – (12-12-2023)

ETI Pe. Josimo Tavares

Palmas-TO – (13-12-2023)

ETI Anísio Teixeira

Palmas-TO – (14-12-2023)

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