|
|

Nova Geração: Solidariedade que Liberta

Objetivo Geral

Estruturar espaço de formação continuada para capacitação de agentes e liderança para o enfrentamento do trabalho infantil e das desigualdades sociais.

Objetivo Específicos
  • Fortalecer a atuação das instituições por meio da formação continuada;

Público-alvo

180 beneficiários/as;
Líderes comunitários, agentes de defesa dos direitos de crianças e adolescentes, lideranças indígenas, conselheiros de direito e de defesa de políticas socioassistenciais, líderes de pastorais, camponeses, ribeirinhos, lideranças sindicais de comércio e rurais.

Metodologia

   A proposta pedagógica é de atuar de maneira que incentive a participação dos atores da rede de atendimento e a juventude no processo de enfrentamento ao trabalho infantil e outras causas sociaiais, por meio de um processo de formação continuado de lideranças e beneficiários dos projetos desenvolvidos pela ASAP, de forma a plotencializar de fortalecimento e transformação social dos grupos mais vulneráraves..
   As atividades serão implementadas por meio de mobilização dos agentes do sistema de garantia de direitos, entidades representativas do comércio, entidades religiosas e sociedade civil do município de Palmas. Será ofertado um seminário com carga horária de 8 horas, contando com a participação de 100 pessoas com a temática enfrentamento do trabalho infantil.
   Com o objetivo de fortalecer o SGDCA serão realizados um encontro de formação, sendo para até 80 pessoas por turma, com carga horária de 8 horas cada; com palestras, estudo de casos e apresentação de números de registro na região, para diferentes atores que atuam na rede nos municípios contemplados com o projeto.Para a realização do projeto objetiva-se buscar parcerias, com os Conselhos Municipais e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Centro de Direitos Humanos - CDH, CIMI - GO/TO, Comissão Pastoral da Terra - CPT, sindicatos, associações e entidades religiosas.

Monitoramento e Avaliação:

   Será realizado acompanhamento das atividades e da elaboração do plano de trabalho por meio de lista de frequência, relatos de experiências, rodas de conversa, registro fotográfico, relatórios e prestação de contas.
   A equipe técnica reunir-se-á para socializar e avaliar o desenvolvimento das atividades de cada ação, assim como fazer as intervenções necessárias para cumprir com os objetivos propostos no projeto.
   Ao final de cada evento (seminário e formação) será aplicado um formulário de avaliação para os participantes expressarem suas percepções, opiniões e sugestões referentes a atividade.

Divulgação:

A divulgação deste Projeto acontecerá em seu período de execução, por meio de visitas da equipe aos locais estratégicos para alcançar o público alvo. Considerando como estratégias as tecnologias de informação como sites de notícias locais, redes sociais, blogs, e-mails, WhatsApp, dando ênfase a parceria entre a ASAP e a Justiça Federal

Ações:

1 - Seminário:

Será realizado um seminário com a participação de agentes públicos, da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente dos municipíos do Tocantins, entidades religiosas e da sociedade civil organizada, associações, sindicatos e representantes de categorias profissionais, além empreendedores locais, com o objetivo de promover diálogo e debates sobre o tema trabalho infantil e a importância do trabalho digno.
Atendidos: 100 Pessoas
Carga Horária: 8 Horas

2 - Encontro de Formação:

Será ofertado encontros de formação para as lideranças que atuam na rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, dos municípios Tocantinenses, com os objetivos de fortalecer e articular as ações das instituições para ampliar o debate sobre trabalho infantil na agenda política dos municípios e levantar estratégias de prevenção e combate.
Atendidos: 80 Pessoas
Carga Horária: 8 Horas

Período de Execução

10 meses

Local

Palmas

Instituição

Ação Social Arquidiocesana de Palmas

Financiador/Doador

Justiça Federal 4ª vara

Downloads:

Pular para o conteúdo