|
|

Farmácia Viva

Objetivo do Projeto

O Projeto “Farmácia Viva” cultiva canteiros de hortaliças com a perspectiva de produzir alimentos e ervas medicinais para a complementar as condições de alimentação das famílias participantes.

Atendendo comunidades vulneráveis do entorno do Centro Amor Social Papa Francisco, nos quais homens e mulheres chefes de famílias, cultivam hortaliças e plantas medicinais de forma orgânica, garantindo a melhoria da segurança alimentar e nutricional dos beneficiários.

O excedente da produção é doado a outras famílias carentes atendidas pelos projetos sociais da ASAP, outra parte é feita a troca solidária para o sustento do projeto.

Abrangência

Este projeto pretende atender duas comunidades, o Centro Amor Social Papa Francisco e a Pastoral da Criança. A partir destes dois grupos, serão selecionadas 20 famílias.

Público alvo

O público-alvo deste projeto são homens e mulheres, chefes de família, que se encontram em vulnerabilidade social. Necessariamente, têm que ser famílias que possuem dificuldades em garantir sua própria segurança alimentar e nutricional, com rendimento mensal abaixo de ½ salário mínimo e crianças que estão abaixo do peso ideal. É válido observar que estas pessoas já são acompanhadas pela Ação Social da Igreja, por meio da ASAP ou da Pastoral.

Descrição da ação ou metodologia:

Para obter-se sucesso no cultivo orgânico de uma horta e plantas da medicinais, o solo deve ser equilibrado em nutrientes. Por isso, é preciso conhecer a fertilidade do terreno através de uma análise química do solo. Com base nesta análise, será feita a adubação orgânica e se necessário, a correção da acidez do solo. No decorrer do projeto, irá ocorrer a realização de palestras voltadas a horticultura e o cultivo de plantas da medicinais, com a finalidade de formar e informar às famílias interessadas sobre os objetivos e procedimentos de trabalho e de construção e reestruturação da horta. Importante ressaltar, que haverá a formação de equipes de trabalhos para a construção dos canteiros, buscando também parcerias com o secretaria municipal de Agricultura do município de Palmas. Na segunda fase ocorrerá a aquisição de sementes e equipamentos e distribuição dos canteiros e sementes. Assim como o plantio e colheita dos produtos que se dará partir do terceiro mês.

Período de Execução

Permanente

Local

Palmas-TO

Instituição

Ação Social Arquidiocesana de Palmas

Recursos

REPAM

Parceiros

REPAM

Downloads:

Pular para o conteúdo