|
|
Nossa História

Com a Criação do estado do Tocantins ocorreu um grande êxodo de diversas regiões do Brasil em direção à nova capital, Palmas. Com isso, aumentaram também os problemas sociais, tais como falta de moradia e renda, ausência de serviços e equipamentos públicos, aumento dos diversos tipos de violência, exploração e abuso sexual de adolescentes, entre outros.

Com a criação da Arquidiocese de Palmas em 1995, a Igreja Católica atenta aos gritos do povo excluído e diante de tantas necessidades começa atender as pessoas em situação de pobreza por meio de paróquias e pastorais sociais. Em 1999 foi criada a Ação Social Arquidiocesana de Palmas – ASAP, com o intuito em dar respostas aos anseios do povo. Com atuação em onze municípios, a ASAP desde o início de suas atividades, foi primordial em contribuir com a superação do quadro de situação de vulnerabilidade que os grupos familiares que chegavam à região apresentavam.

Em vista a consolidação de suas ações, a ASAP iniciou um trabalho de organização de pessoas, fortalecendo os movimentos de bases no sentido de cobrar dos órgãos públicos o atendimento a educação, saúde, moradia, assistência social, segurança, dentre outras políticas públicas. Buscando consolidar os direitos elementares do cidadão, a ASAP apresenta ao longo do tempo de sua existência uma participação efetiva nos conselhos de políticas públicas, Fóruns, Seminários e Conferências.

Atualmente a Asap, através da sua incidência política, possui uma atuação que preza a garantia de direitos e emancipação humana, provocando transformações mais significativas na vida das pessoas atendidas. A Organização ganhou um notório reconhecimento dos parceiros, financiadores, de outras organizações e da sociedade em geral. Fruto do trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos anos, dos resultados obtidos através de suas ações, mas principalmente, por ocupar os espaços de discussões coletivas, participação e controle social. É notória a importância dos projetos e ações que a Organização vem desenvolvendo para melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e famílias no território de abrangência. Muitas das suas ações alcançam um público e lugares que as políticas públicas e demais serviços da rede de atendimento não chegam.

Missão

Cuidar e defender a vida, baseado nos princípios ético-cristãos, atuando na perspectiva da promoção dos direitos, do protagonismo e desenvolvimento humano, social e ambiental.

Visão

Ser uma organização reconhecida regionalmente por desenvolver ações que contribuem efetivamente para a transformação social nos territórios de atuação, garantindo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, suas famílias e comunidades.

Valores

Respeitar a diversidade e compreender as diferentes necessidades da vida humana, acreditando no potencial transformador, fomentando a solidariedade e a responsabilidade social.

Pular para o conteúdo