Proporcionar um espaço de interação social, que contribua com a melhoria da autoestima e trocas de experiências contribuindo na qualidade de vida.
– Incentivar a convivência grupal.
– Contribuir com dinâmicas e jogos para exercitar as habilidades cognitivas.
– Proporcionar participação das atividades lúdicas.
– Promover rodas de conversa sobre a saúde mental e autocuidado.
– Proporcionar visitas itinerantes para conhecimento de espaços públicos e culturais.
Idosos a partir de 60 anos em situação de vulnerabilidade social.
– Saúde integral;
– Práticas integrativas;
– Desenvolvimento cognitivo;
– Atividades lúdicas;
– Visitas itinerantes;
Mobilizar fazendo busca ativa com visitas nas regiões circunvizinhas e parceria com a unidade de saúde regional CRAS e Pastoral do idoso. Iniciar com um lanche após fazer a acolhida para iniciar as atividades, em seguida faremos as rodas de conversa com diferentes temáticas, após temos um momento estimulação física e em seguida um momento lúdico com jogos que proporciona a estimulação cognitiva, seguindo com um momento recreativo com dança e finalizando com o almoço.
A avalição e feita ao final de cada encontro sobre os pontos positivos e o que pode ser aprimorado com a participação de todos os idosos. As sugestões são analisadas pela equipe para promover as adequações quando solicitadas.
Esperamos que 80% dos atendidos tenham conhecimento das diversas práticas de cuidado em saúde e elevação da autoestima, como também o conhecimento dos espaços públicos e culturais e tenha conhecimento de seus direitos resguardados pelo estatuto do idoso, e que sejam multiplicadores em outros espaços sociais.
Período de Execução
Início: 03/2023
Término: 12/2023
Local
Palmas-TO
Instituição
Ação Social Arquidiocesana de Palmas
Parceiros
Fundação Semear Liberdade