O projeto Educando com Artes, pretende desenvolver ações e atividades que visem fortalecer, formar e capacitar os diversos agentes sociais de proteção à criança e ao adolescente, contando com atividades de debates, formação, mobilização e conscientização.
Desenvolver ações de prevenção para o enfrentamento do trabalho infantil no município de Palmas, Tocantinia e Lajeado no estado do Tocantins.
– Fortalecer a atuação das instituições que integram o SGDCA, por meio da promoção de seminário que abarque o tema trabalho infantil;
– Realizar campanhas educativas junto ao comercio local e conscientizar a sociedade para a importância do enfrentamento de todas as formas de trabalho infantil.
– Capacitar lideranças juvenil para o enfrentamento do trabalho infantil por meio da música e arte.
Crianças e adolescentes: 140
Jovens e adultos: 380
Será realizado na capital Palmas, um seminário com a participação de agentes públicos e da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescentes, entidades religiosas e da sociedade civil organizada, associações, sindicatos e representantes de categorias profissionais, além empreendedores locais com o objetivo de promover diálogo e debates sobre o tema trabalho infantil e a importância do trabalho decente.
Atendidos: 100
Formação para os diferentes atores que atuam na rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, do município de Palmas e Tocantínia, com os objetivos de fortalecer e articular as ações das instituições para ampliar o debate sobre trabalho infantil na agenda política dos municípios e levantar estratégias de prevenção e combate.
Atendidos: 80
No “dia D” será realizada uma ação, conjunta e organizada, contando com a participação dos diversos atores de instâncias locais e regionais, visando mobilizar e conscientizar a sociedade para a importância do enfrentamento de diferentes formas de trabalho infantil. Será realizada uma caminhada, com panfletagem, distribuição de kits informativos, shows, gincanas e brincadeiras e apresentação de teatro e música no município de Palmas, envolvendo todas entidades e órgãos parceiros, famílias, crianças e adolescentes.
Atendidos: 200
Oficinas no município de Palmas sendo duas turmas de 10 crianças e adolescentes, sendo ofertadas 3 vezes na semana, terça-feira, quinta-feira e sábado carga horária total de 60hs.
Atendidos: 20
Oficina de teatro no município de Palmas, com aulas aos sábados no período vespertino com turma de até 15 crianças e adolescentes. Serão realizadas duas apresentações, uma
em Palmas e outra em Tocantínia, a fim de conscientizar a sociedade. carga horária total de 60hs.
Atendidos: 20
Realizar 2 apresentações artísticas para o público infanto juvenil, sendo uma em cada município contemplado pelo projeto, com temas voltados à conscientização sobre trabalho infantil e violência. Carga horária de 2hrs.
Atendidos: 100
Período de Execução
Início: 31/05/2023
Término: 30/11/2023
Local
Palmas, Tocantínia e Lajeado.
Instituição
Ação Social Arquidiocesana de Palmas
Recursos
MPT - Ministério Público do Trabalho
Parceiros
MPT, Art'Sacra e CMDCA Palmas, Tocantínia e Lajeado.