|
|

Projeto “Superando a Frustração” ajuda crianças a lidarem com os sentimentos

Aconteceu nesta sexta-feira, 10 de novembro, mais uma apresentação do Projeto “Superando a Frustração”, na Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré (1306 Sul). A peça é apresentada pela Turma do Padre Dudu que, de forma lúdica, auxilia crianças a refletirem sobre seus sentimentos e como Deus participa deste processo. Mantido pela Ação Social Arquidiocesana de Palmas, a ASAP, e desenvolvido pelo Instituto Bem Humano, o projeto é coordenado pelo padre Eduardo Zanon e pelo conselheiro da ASAP, Israel dos Santos Lopes.

Participaram também da apresentação como espectadores, 10 idosos do grupo Viver Bem, também desenvolvido pela ASAP, que ficaram encantados com a peça apresentada e com a energia do Padre Dudu, animador do evento, como afirma Celso, integrante do grupo. O evento também contou com a participação de vários colaboradores, voluntários e do presidente da ASAP, Diác. Amilson Rodrigues Silva.

O projeto

Pensando nas condições de fragilidade socioemocional e na pouca oferta de arte e cultura para o público infantil, o grupo de teatro da Turma do Padre Dudu, da Catedral de Palmas, tem desenvolvido conteúdos direcionados a esse público, com temas como o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades para lidarem com seus medos e frustrações, como explica o padre Eduardo: “Nosso intuito foi levar para às escolas um espetáculo, uma apresentação teatral onde nós trabalhamos e procuramos desenvolver com as crianças as habilidades socioemocionais. No ambiente pós-pandêmico, as pessoas perderam ainda mais a capacidade de viver o equilíbrio, de reconhecer os próprios sentimentos, emoções e também, além de nomeá-los, saber trabalhar com o próximo, saber desabafar, saber procurar esse crescimento integral.”

Atentas, as crianças aprendem com a peça de forma dinâmica que é preciso buscar ajuda desde cedo. “Eu aprendi que sempre quando sentir medo das coisas, não tem que deixar no nosso coração, tem que falar”, comentou uma aluna de nove anos. Outro estudante, da mesma idade, registrou ainda que aprendeu com a Turma que “Quem caminha na luz reconhece a Jesus”.

O presidente da ASAP, Diácono Amilson, comenta ainda que o “Superando a Frustração” é também uma ferramenta de fortalecimento de bons vínculos, que é um dos objetivos da instituição: “Entreter as crianças e fortalecer os vínculos sociais e familiares está dentro do que almeja a ASAP, pois só conhecendo a si mesmo, quais suas frustrações e medos, é que o indivíduo consegue buscar novos métodos de convivência e reduzir a violência existente em seu entorno”.

O diácono explica ainda a relação entre a fé e o cuidado emocional: “A evangelização envolve todo o ser humano, todas as nossas habilidades. O Cristo ilumina toda a nossa natureza humana, inclusive também as nossas necessidades emocionais. Por isso, esse espetáculo tem por objetivo levar uma mensagem de esperança, mostrar para as nossas crianças que as emoções fazem parte do nosso desenvolvimento e saber lidar com elas é fundamental para que nosso crescimento seja integral e, sobretudo, seja resiliente diante das demandas do mundo de hoje.”

O projeto é financiado pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Toninho Andrade, quando ainda estava presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, em 2022, e já chegou aos municípios de Araguaína, Paraíso, Guaraí e Palmas, nas escolas de tempo integral Caroline Campelo, Euridice de Melo e Almirante Tamandaré. O próximo destino a receber a Turma é Gurupi.

Pular para o conteúdo