|
|

ASAP e Uninassau promovem mutirão de ações sociais

A Associação Social da Arquidiocese de Palmas, a ASAP, recebeu no último sábado, 27, professores e alunos do Centro Universitário Mauricio de Nassau (Uninassau), para realizar um mutirão de ações sociais. O encontro faz parte do projeto “Uninassau Porta Abertas” realizado pelo grupo universitário por todo o Brasil. 

Além da comunidade local ter acesso aos serviços, o encontro foi ainda uma oportunidade de desenvolvimento para os alunos presentes, como explica a diretora da universidade, Juliana Rocha:

“É muito importante essa parceria, a gente agradece muito por estar aqui presente no evento, porque isso traz a confirmação das ações que o grupo educacional que fazemos parte visa tanto. E é onde o aluno tem a oportunidade de poder colocar em prática o aprendizado dele e também fazer essa compreensão de que ele está inserido na comunidade de todas as formas, ou seja, ele está adquirindo conhecimento, vai se formar e ser um profissional para atender aquela comunidade.”

O coordenador da ASAP, Diácono Amilson Rodrigues, reforça a importância desse tipo de evento para o fortalecimento do vínculo entre centro de ensino, instituição e comunidade:

“Ao ter essa vivência prática ainda no processo de aprendizado com as pessoas dentro da comunidade e fazer essa relação, universidade, instituição e comunidade só fortalece a cidadania em nosso espaço, promovendo o bem viver, que é aquilo que nós defendemos: viver bem. E, para viver bem, as pessoas precisam entender do direito que têm, elas precisam entender do meio ambiente, de modo geral, mas do ambiente que vivem principalmente. Porque é essa comunidade que a gente constrói.”

Lucimara é professora da disciplina de Sociologia e Extensão Rural do Curso de Medicina Veterinária da universidade e explica como a turma de alunos do primeiro período podem contribuir com a comunidade ali presente: 

“A nossa missão é trazer a conscientização quanto ao curso de medicina veterinária e trazer a conscientização do cuidado correto dos animais que tem algumas especificidades. Então eles vão abordar isso e trazer essa conscientização, porque muitas vezes as pessoas adotam ou até compram um animal e não sabem como lidar. Não sabem que precisa tomar vacina ou levar para castrar, não sabe como cuidar. Então o nosso papel é trazer como seria o cuidado ideal desses bichinhos.”

A ASAP hoje atua principalmente com crianças e adolescentes oferecendo curso de informática básica, além do projeto Casa de Marta, que faz o acompanhamento de adolescentes grávidas em situação de vulnerabilidade, atuando inclusive no enfrentamento à violência sexual. Outro trabalho desenvolvido é com os idosos, oferecendo rodas de conversa e outras atividades interativas, proporcionando a oportunidade de estarem em contato com psicólogos. Outro projeto ativo na Associação é o “Farmácia Viva”, da qual a população tem a oportunidade de cultivar plantas medicinais, além de hortaliças, que auxiliam no fortalecimento da segurança alimentar  e nutricional das famílias.

Segundo o Diácono Amilson, a Associação tem trabalhado de forma direta com o tema deste ano da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Fome, “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16):

“Nesse tempo em que nós trabalhamos o enfrentamento da fome, que é a campanha desenvolvida pela CNBB para a Igreja no Brasil, junto com tantos outros organismos, atuamos nessa linha de fortalecer a segurança alimentar e nutricional, não apenas distribuindo cestas básicas, mas oferecendo condição de que essa segurança seja permanente, seja duradoura e não que seja algo superficial e passageiro.”

Os interessados em também contribuir com a ASAP podem entrar em contato pelo telefone (63) 3217-4255 ou ainda pelo site www.asapto.org.br.

Fonte: ASCOM/Arquidiocese de Palmas

Pular para o conteúdo