O projeto “Superando a Frustação” tem como proposta despertar e promover o autoconhecimento e a capacidade das crianças lidarem com seus medos e frustrações.
Crianças preferencialmente alunos de escolas públicas, com baixo rendimento escolar e falta de concentração em sala de aula.
A turma do Padre Dudu é um grupo teatral de formas animadas, em que bonecos ganham existência por meio do movimento das mãos dos atores que os manipulam (Larinha, Pedrinho e Dom), mediados pelo narrador e estimulador (Padre Eduardo) das histórias, que de forma lúdica, transcendem a realidade, metamorfoseando o real, trazendo temas importantes à formação de valores, trabalhando a magia e a subjetividade.
Esta cia teatral tem um alto potencial artístico porque consegue envolver a arte de manipulação de bonecos juntamente com outros personagens humanos, além de um cenário que envolve a tecnologia audiovisual que permite tanto a contextualização do enredo teatral quanto a utilização de recursos animados para as músicas e danças fomentando envolvimento do público infantil durante todo a trama encenada.
Urge nos tempos modernos o resgate da arte como processo integrador e transformador do ser humano. Pensando nas condições de fragilidade socioemocional oriundas do contexto pós pandêmico e na pouca oferta de arte e cultura para o público infantil, a encenação de temas que retratam conflitos socioemocionais favorece a identificação e reflexão do tema por parte do público infanto juvenil favorecendo condições de gerenciar e solucionar conflitos relacionados a si e aos outros ajudando também a evitar a insegurança emocional.
O quadro social de ausências ou de falsas presenças somadas à exposição a diversos tipos de violência aumentam o risco de exposição do público infantil às drogas, automutilação e em casos mais graves até mesmo o suicídio. O uso de recursos artísticos, lúdicos e pedagógicos garantem e estimulam trabalhar temas complexos de forma acessível ao universo infantil. A falta de oferta ou acesso aos bens culturais públicos e de qualidade deixam o público infanto juvenil mais fragilizado e desamparado.
Atores que compõem a peça:
– Eduardo Augusto Zanom – Padre
– Leonardo dos Santos Cassoli – Léo
– Wallace Fabiano Cassoli – Pedrinho
– Simone Miamura Donati Gomes – Larinha
– Lourenco Correa Bizerra – Dom
– Carol Macedo – Bíblia
O monitoramento e avaliação do projeto será realizado pela equipe pedagógica que observará as metas qualitativas e quantitativas alcançadas, e se as atividades desenvolvidas estão atendendo as expectativas dos beneficiários/as, e será feito por meio de relatórios, filmagens ou registros fotográficos, listas de presença.
O projeto visa alcançar alunos de escolas públicas e conveniadas, de diversos municípios do Tocantins, gerando autoconhecimento, prevenção ao bullying, a automutilação e ao suicídio.
• 100% das apresentações teatrais realizadas;
• Melhorar o senso crítico e atenção das crianças.
• Elevar a autoestima e melhorar o rendimento escolar publico infantil.
Período de Execução
Início: 23/08/2023
Término: 31/12/2023
Local
Palmas, Gurupi. Araguaína. Gurupi e Guaraí.
Instituição
Ação Social Arquidiocesana de Palmas
Parceiros
Secretaria da Cultural - Governo do Tocantins
Fundação Cultural de Palmas - Prefeitura de Palmas
Recursos oriundos de emenda parlamentar municipal e estadual.
ETI Eurídice de Melo
ETI Almirante Tamandaré
Palmas-TO – (10-11-2023)
Centro Cultural Mauro Cunha
Gurupi-TO – (30-11-2023)
Auditório do IESCFAG
Guaraí-TO – (20-09-2023)
ETI Prof. Fidêncio Bogo
Palmas-TO – (12-12-2023)
ETI Pe. Josimo Tavares
Palmas-TO – (13-12-2023)
ETI Anísio Teixeira
Palmas-TO – (14-12-2023)